Mulheres e o perigo de doenças cardiovasculares

01/07/2011 20:40

 Por: Kezia Esteves

 

A vida feminina é marcada por superação do cotidiano em todos os aspectos. A mulher desempenha vários papéis na sociedade, para estar à frente do seu tempo. Devido elas estarem mais modernas e em pé de igualdade com os homens. Entretanto, isso desencadeia a falta de atenção à saúde onde passa para o segundo plano, o que é uma ameaça real.

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Climatério (Sobrac), as doenças cardiovasculares ocupam no Brasil o primeiro lugar entre as causas de mortalidade desde a década de 1960, tanto para homens quanto para mulheres. O alerta fica para o colesterol elevado que é um dos principais fatores responsáveis pelo seu desenvolvimento. Além disso de acordo om o SBC, 42% das mulheres brasileiras apresentam colesterol acima de 200 mg/dl ( nível considerado normal), contra 38% dos homens.

 

Outros fatores que complicam a saúde é o aumento do tabagismo, da ingestão de bebidas alcoólicas pelas mulheres, além do consumo exagerado de alimentos gordurosos e da obesidade. Assim, com essa prática a mulher passou a apresentar riscos ainda maiores para desenvolver doenças arteriais coronarianas.

 

Como evitar as doenças cardiovasculares

A melhor maneira de prevenir as doenças cardiovasculares é ter hábitos que irão melhorar a saúde. Para as mulheres que possuem casos de doenças cardiovasculares na família devem fazer exames de colesterol e pressão desde a adolescência. O ideal é manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e fibras. Evite o consumo de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e sal. 

Controlando o peso, controlará melhor as emoções.