Beleza é fundamental

15/06/2011 10:15

Por: Kezia Esteves

 

Beleza não põe mesa, é isso que dizem por aí. Será que é verdade mesmo? Há quem diga inclusive que o que importa é a beleza interior. Então, em vez de tirar foto vamos todos tirar raio-x. Brincadeira à parte, já dizia meu avô: quem não se enfeita, por si se rejeita. Para completar a máxima do patriarca do meu clã: de nada valem simpatia, inteligência, carisma sem uma bela embalagem. O conjunto é muito importante. Homem ou mulher não dão a mínima se o sexo oposto não se apresentar em uma boa vestimenta, cabelinho arrumado, calçado adequado e uma maquiagem sem exageros. Alguém duvida disso? Pergunte qual é uma das estratégias de Steve Jobs para vender mais seus belos produtos cheios de tecnologia. A resposta: uma bela embalagem.

 

Mas falando de pessoas, pesquisa recente mostrou que apenas quatro em cada 100 mulheres se acham bonitas. O levantamento foi feito com mulheres brasileiras, logo as mais bonitas do planeta, responsáveis por uma das marcas registradas do Brasil, um dos nossos cartões postais, junto às praias, futebol, carnaval que, aliás, ficam mais bonitos por causa delas.

 

Falando em Brasil, está aqui um dos maiores mercados de cosméticos do mundo. Atualmente, é aqui que o negócio mais cresce no planeta, graças ao ingresso dos homens entre os consumidores de produtos de beleza. São eles os responsáveis pelo crescimento acelerado do setor; as taxas são de dois dígitos por ano. Poucos setores crescem tanto atualmente. Ainda bem! Deus nos livre de gente que não se cuida.

 

Para muitos, beleza é uma questão de autoestima. Prova disso é que os salões ficam lotados aos sábados, dia de balada ou de sair e curtir a noite com os amigos em um programa mais “discreto”. O Brasil também é destaque no mundo quando o assunto são as cirurgias plásticas. O guru mundial dessa prática é o renomado médico mineiro Yvo Pitangui. Um paradoxo curioso: Pitangui diz que a maioria das cirurgias é totalmente dispensável. O próprio diz ter se recusado a fazer muitas intervenções em pessoas que, segundo ele, precisavam mesmo é de um psicólogo. O cirurgião brasileiro já cuidou de celebridades em procedimento estéticos e reparadores, como o ex-campeão de Fórmula 1, Niki Lauda. Lauda sofreu um sério acidente em uma das etapas do mundial de 1976. O carro do piloto pegou fogo após uma batida em Nurburgring, Alemanha. Ele ficou preso nas ferragens e teve gravíssimas queimaduras.

 

Verdade seja dita: muitos padrões de beleza têm caído por terra. As mulatas descobriram o encantamento dos cabelos afros e assumiram de vez as madeixas crespas. A chapinha já não faz mais a cabeça delas como antes. É a beleza natural aparecendo e encantando, afinal é a pluralidade que faz o mundo. Destaque também para os cachos. Os caracóis dos seus cabelos, como canta o rei Roberto Carlos, aparece com mais frequência junto às mulheres. E viva a multiplicidade de modelos! O que interessa mesmo é que cada um se sinta bem, mudando ou não.

 

 

Kézia Esteves