Psicologia das Cores

15/06/2011 09:26

 Por: Julia Venuto, Jessica Ramos e Kezia Esteves

O que seu esmalte revela sobre você?

 

Não é de hoje que a psicologia discute a influência das cores em nossas reações, personalidade, conceito ou simplesmente estado de espírito. Com as unhas não é diferente. A psicóloga Cristine Strassburguer vai contar o que a cor que escolhemos para o esmalte releva sobre nossas intenções e humor e pode até reverter um estado emocional.

Não é toa que a cor escolhida a cada vez que se vai ao salão quase nunca é a mesma. É porque toda mulher passa por mudanças de ciclos hormonais, físicos e também emocionais. Tudo isso junto age no nosso cérebro de forma direta a influenciar nossos gostos, vontades, intenções e percepções. Pra entender melhor o que as tonalidades revelam sobre nosso estado e como contribuem para a semana, dividimos os esmaltes em três categorias de cores: Claros e delicados; Escuros e sensuais; e Coloridos e ousados.

 

Claros e delicados

Paz e equilíbrio

 

Essas cores podem ser representadas pelos esmaltes nos tons de branco, bege e rosado. São normalmente tradicionais como a mão francesa e cores mais leitosas. O que essa cor revela sobre:

Personalidade: Geralmente é usada por mulheres discretas, lembrando que isso pode ser uma característica permanente da pessoa, ou simplesmente um estado de espírito.

Humor: Demonstra paz interior e equilíbrio. Em alguns casos pode indicar também insegurança e medo de arriscar.

Intenções: Essas tonalidades representam interesse em transmitir seriedade, delicadeza e sobriedade.

Ideal para: Se você está em uma semana agitada, com decisões difíceis, correria e muito trabalho, a cor pode transmitir sensação de conforto, paciência e equilíbrio.

 

Escuros e sensuais

Paixão e auto-confiança

 

Os tons escuros, atualmente muito bem representados pelos vermelhos vibrantes, rosas fechados e azuis mega-escuros, trazem consigo o conceito de sensualidade.

O que essa cor revela sobre:

Personalidade: A tonalidade costuma ser usada por mulheres auto-confiantes, que gostam de impor sua presença e são normalmente muito sinceras. Essa vibe de confiança e poder pode ser apenas uma fase também.

Humor: Demonstra paixão e desejo de ser percebida. Representa uma fase mais misteriosa deixando o humor e a auto-estima inabaláveis.

Intenções: A intenção pode ser desde impressionar alguém, até mesmo seduzir ou passar uma imagem de maturidade e poder.

Ideal para: se você está com a auto-estima abalada, se sentindo sem importância ou com medo de enfrentar uma situação, os tons fortes transmitem toda essa sensação de beleza e capacidade que você precisa.

 

 

Coloridos e ousados

Alegria e versatilidade

 

O verão veio trazendo várias cores ousadas e diferentes pra moda das unhas. A tendência pegou e promete ficar por muito tempo. A ousadia pode ser representada pelos neons, glitters, e cintilantes ultra-metálicos.

O que essa cor revela sobre:

Personalidade: Mulheres modernas, versáteis e corajosas adoram essas tonalidades. Essa ousadia pode ser uma marca registrada ou estado mental passageiro.

Humor: Essas cores caracterizam muitíssima alegria, dinamismo e agilidade. São muito usadas em mulheres que estão em um momento novo de suas vidas e querem passar por ele em grande estilo. Elas se tornam mais falantes e sorridentes.

Intenção: Quem opta por essas tonalidades está feliz e tem uma necessidade grande de compartilhar essa alegria, procurando esbanjar exuberância e passar uma imagem de pessoa criativa e moderna.

Ideal para: Pessoas que estão em uma fase de cansaço e intolerância em relação à rotina, podem arriscar certo nas cores. Elas despertam a criatividade interior e fazem você se sentir com novas capacidades, redescobrindo talentos e enxergando qualidades em você que antes eram imperceptíveis.

 

Outros fatores, que não só mentais, interferem na escolha do esmalte. A época, idade e moda, por exemplo, podem dizer muito sobre o conceito de beleza e significado das cores. “Antigamente o vermelho representava aquelas mulheres vulgares e usá-lo era sinal de que você compartilhava dessa opinião” exemplificou Cristine. Hoje a liberdade de escolha é muito maior. “Cores ousadas são usadas pelas meninas que gostam de misturar vários estilos. E não só isso, mas moda é outro aspecto que deve ser considerado antes de dizer o porquê você usa o quê” explicou. E a moda muitas vezes chega a impor cores que antes jamais seriam usadas; como o verde limão, tons alaranjados e azuis. Assim também a idade é um fator que importa e muito na percepção desses tons segundo Cristine.

O importante disso tudo é se sentir bem com a cor que está nas mãos. Afinal, ela revela muito sobre quem você é. E caprichar nos cuidados nunca é demais. Andar bem arrumada, com unhas pintadas e até maquiada pode aumentar em 25% as chances de se conseguir um namorado. Isso é o que afirma uma pesquisa realizada pela revista Mente Cérebro. Isso acontece porque os homens sempre procuram por uma parceria ideal para ter uma família (filhos). “Uma mulher bem arrumada demonstra estar mais saudável e isso involuntariamente atrai mais os homens” declarou Cristine.

Veja o vídeo abaixo: